sexta-feira, 19 de agosto de 2016

A MATEMÁTICA DE ACM NETO


Período eleitoral é importante para discutirmos a cidade, seus rumos, suas possibilidades, mas também fazer um balanço do que foi sua última gestão. Não gosto de “zerar” a administração do DEM somente porque são adversários políticos históricos. Em alguns aspectos a cidade melhorou, sim, e não há problema em reconhecer isso.

A questão é que o saldo não é positivo.

No final das contas, a matemática de ACM Neto multiplicou patrimônio, dividiu a cidade, diminuiu a participação social e somou promessas não cumpridas.

MULTIPLICAÇÃO
Em 2012, quando foi eleito, Neto declarou ter R$ 13,3 milhões em bens e já era, disparado, o candidato mais rico. Agora, em 2016, o patrimônio do democrata mais que dobrou: R$ 27,8 milhões.

DIVISÃO
É sentimento corrente na cidade que o prefeito investiu mais nas áreas nobres do que nas comunidades populares de Salvador. Uma rápida comparação dos investimentos feitos na Orla Atlântica em relação a Orla da Baía de Todos os Santos não deixa dúvidas. Isso sem falar no baixo investimento nos temas mais urgentes às periferias, como as encostas, a questão da iluminação pública, a coleta de lixo, etc.

SUBTRAÇÃO
Foi diminuída – quase que totalmente – as possibilidades de participação social na gestão das políticas públicas na nossa capital. O prefeito fez opção pelas decisões de gabinete em questões que mexem com a estrutura, a dinâmica e o imaginário coletivo da cidade. Assim foi com o PDDU, a LOUOS, mas também com as obras do Rio Vermelho e da Barra. Além disso, a capacidade de ouvir a opinião da sociedade civil, dos movimentos sociais ou da academia foi interrompida pela gestão do DEM – mesmo nas prefeituras-bairro ou nos conselhos municipais temáticos.

ADIÇÃO
Mesmo os apoiadores de ACM Neto reconhecem que inúmeras promessas de campanha não foram cumpridas nestes quatro anos: a construção do BRT e do novo Aeroclube são duas delas, mas tem também o Hospital Municipal, o Centro Administrativo, a Maternidade e a tão badalada frota de Ônibus com Ar-Condicionado. Contudo, a quebra de promessa mais sentida pelos cidadãos foi a de não aumentar impostos. Neto aumentou o IPTU, passou a cobrar o ITIV de forma antecipada e implementou uma indústria de multas via Transalvador.

Se botar na ponta do lápis direitinho, o resultado é negativo para a maior parte da cidade... 

5 comentários:

  1. Parabéns por buscar uma via que explique as coisas fora da grande mídia manipulada. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. É isso que eles sabem fazer, excluir, excluir, excluir

    ResponderExcluir
  3. É isso que eles sabem fazer, excluir, excluir, excluir

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir