quarta-feira, 10 de agosto de 2016

SUZANA É QUE PRECISA CONHECER O NORDESTE

Suzana Vieira acha que nós, filhos do Norte e Nordeste, precisamos saber o que se passa em Curitiba. Melhor dizendo, ela acha que se deve “espalhar para o Brasil” isso que está sendo feito no Paraná. O “isso”, no caso, é o trabalho da operação Lava-Jato.

Não, você não leu errado. Suzana Vieira quer ensinar Justiça ao Norte e Nordeste Brasileiro!

Mas será que Sônia Maria – sim, esse é seu nome de batismo – conhece o cearense Clóvis Beviláqua? Ela já leu Joaquim Nabuco, recifense de Pernambuco? Será que Sônia, digo, Suzana estudou a vida e obra do baiano Ruy Barbosa?

Para falar só dos nordestinos, ela conhece Dom Hélder Câmara, Jackson do Pandeiro, Luís da Câmara Cascudo, Jorge Amado, Castro Alves, Lampião ou João Cabral de Melo Neto?

Sabe quem foi Zumbi dos Palmares, Luiz Gonzaga, Dorival Caymmi, Ariano Suassuna, Celso Furtado, Hermeto Pascoal, Paulo Freire, Graciliano Ramos ou Raquel de Queiroz?

Talvez seja o contrário. É a gente que tem que ensinar Nordeste para Suzana.

E se não gostar de estudar, não tem problema. Ainda dá para conhecer um bocado de nordestino bom. Na música, pode ouvir Alceu Valença, Ivete Sangalo, Xangai, Alcione, Caetano Veloso, Otto, Elba Ramalho, Gilberto Gil e Pitty. Nas artes cênicas, pode assistir Lázaro Ramos, Arlete Salles, Wagner Moura, Marco Nanini e Luiz Miranda. Mas se gostar de política, quem sabe, pode dialogar com Luiza Erundina, Ciro Gomes, Flávio Dino, Luiz Inácio Lula da Silva.


Aliás, este último é melhor não. Quem não gosta do Nordeste, não gosta de Lula. Se não entender o Lula, fica muito mais difícil entender o Nordeste...

Nenhum comentário:

Postar um comentário