quinta-feira, 20 de outubro de 2016

OS NORMAIS

Tem um tipo de gente na vida que não consigo entender. De verdade, não consigo. Na vida de vocês pode ter também. Mas são pessoas que estudaram em bons colégios; foram criados por pais e famílias inteligentes; tiveram e tem acesso a estudos, informações e conteúdos de qualidade; mas são absolutamente alienados.

Mas são de tal forma alienados que sequer lembram o conceito clássico de alienação (se você é um deles deve estar indo no google agora, né?) apesar de terem assistido aula, estudado para a prova e terem sido aprovados em História, Geografia ou Economia.

Eles não se esforçam para sair do senso comum, evitam polêmicas, absorvem como verdade a opinião publicada - e passam a compor, então, a tal opinião pública.

Conformam o que estão chamando de classe-média-semi-intelectualizada. São capazes de desenvolver cálculos complexos, constroem pontes e prédios, alguns vestem togas, outros jaleco, a maioria tailleur, paletó e gravata. Dirigem empresas, repartições públicas, clínicas e escritórios rentáveis, mas são incapazes de reconhecer um sofisma (vai lá, corre pro google novamente!).

É a turma que sonha em ser elite - mas pensa já viver como tal. Fizeram inglês, compram em outlet de Miami, só vão para camarote, tem carro importado e, apesar de ter uma série de parcelas e financiamentos - agem como se estivessem no topo do mundo do capitalismo mundial.

Não são racistas pois tem muitos amigos negros e, afinal, nem há racismo no Brasil. Homofobia, sexismo, misoginia é tudo invenção da ditadura comunista que queriam implantar no Brasil. Cuba? Bolívia? Equador? Venezuela? São um tipo de Coréia do Norte da vida. Todos amam o Brasil, mas se bem que nordestinos às vezes passam do ponto - pois cearenses só andam com peixeira, paraíbas são desnutridos e burrinhos, e os baianos preguiçosos por natureza...

PT inventou a corrupção. PMDB um mal necessário. Os tucanos são competentes, modernos e formam a elite de homens públicos a quem se deve entregar a gestão. Veja o exemplo de Minas e São Paulo! O choque de gestão!

Essa gente, comum, muito presente em nossas vidas, desconhece os reais conceitos de democracia, constitucionalidade, justiça. A eles basta o sentimento de justiçamento. Dão-se por satisfeitos.

Eles aguardam, em contagem regressiva, a suposta prisão de Lula. Já bateram panela, tomaram as ruas de verde-amarelo, sabe-se lá o que virá agora. Mas certamente será festivo, comemorativo, um dia feliz.

Essa gente não me é estranha, nem deve ser a vocês. Foram amigos da infância, estudaram com seu irmão, trabalham na mesma firma, moram no seu bairro. Estão por aí, tocando a vida, criando seus filhos, quem sabe até estudando violão...

Elas aplaudiram a chegada da Corte Portuguesa, seguiram o Integralismo (google de novo, hein?), chamaram Prestes de comedor de criança, foram às ruas em abril de 1964 celebrar "a vitória do Brasil". São os mesmos. Sempre.

E provavelmente quando o julgamento da História chegar - ele sempre chega - eles vão negar de que lado estavam. Por puro esquecimento mesmo (quem se importa com política?) ou por vergonha, vão romantizar seu próprio passado e contar aos seus que estavam conscientes, do quanto foram críticos e do esforço que fizeram para alertar os demais sobre o perigo de tal aventura.

E assim seguimos a marcha...

Nenhum comentário:

Postar um comentário