quinta-feira, 3 de novembro de 2016

QUESTÃO DE BOM SENSO (leia até o fim)



As acusações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm como característica comum o uso “abusivo e frívolo” do Direito para destruir sua imagem. A prática, conhecida como lawfare, é um dos argumentos usados pela defesa de Lula.

Mas vale a pena se perguntar: há perseguição mesmo? Estão destruindo a imagem de Lula? Existe uma campanha de transformar tudo e qualquer coisa em denúncia contra ele e, assim, desconstruir sua reputação?

Tenho vários amigos que acham que antes de denunciar a perseguição da qual é vítima, Lula deveria responder às acusações que estão circulando na mídia. Segundo essa lógica, em vez de ir à ONU denunciar os abusos que sofre, o ex-presidente deveria, ponto a ponto, rebater as supostas incriminações.

A título de exemplo, vou listar algumas aqui:

  • Lula deveria responder porque o Ministério Público Federal (MPF), por meio da Procuradoria da República na 1ª Região, o denunciou por uso indevido de dinheiro público - crime de peculato, cuja pena varia de dois a 12 anos de prisão em caso de condenação.
  • Lula deveria explicar como, em quatro anos de seu primeiro mandato como chefe do Executivo, seu patrimônio dobrou de tamanho, saltando de 13,3 para 27,8 milhões de reais.
  • Lula deveria esclarecer suas ótimas relações com a Braskem, subsidiária da Odebrecht, e porque a empresa investiu, somente em 2015, R$ 8 milhões em empresas de sua família; e por que a operação foi conduzida por Hilberto Silva, preso pela Lava-Jato.
  • Por falar em Lava-Jato, Lula deveria elucidar por que planilhas apreendidas na residência do ex-presidente de Infraestrutura da Odebrecht Benedicto Junior indicavam repasses financeiros para ele. 

Você também concorda que antes denunciar suposto abuso, Lula deveria responder a essas acusações? Você também acha que se ele não devesse nada essas coisas não aconteceriam? Você acha que onde há fumaça, há fogo?

Tenho más notícias para você.

É tão óbvia a campanha de destruição de Lula, é tão claro o propósito de destruição da sua imagem, é tão forte e ininterrupta essa empreitada, que toda e qualquer denúncia é aceita como verdadeira contra Lula. Acusam-no de tudo e a toda hora, de modo que qualquer insinuação, por mais inverídica que seja, ganha ares de realidade; qualquer suposta revelação, por mais mentirosa que seja, parece verdadeira aos olhos do público.

E a prova disso está aqui: TODAS AS ACUSAÇÕES ACIMA CITADAS SÃO CONTRA ACM NETO, e não Lula. E o fato de você não perceber isso e achar que eram, ou poderiam ser, contra Lula, é prova inequívoca do uso abusivo do Direito para destruir sua imagem.

É uma questão de bom senso. Ou não?

7 comentários: